Programa de Iniciação ao Trabalho forma 23 jovens em Içara

O curso buscou prepará-los para o primeiro contato com a vida profissional.

Publicado em • 05/11/2021

Foi realizado na tarde desta sexta-feira, dia 5, a formatura do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) para 23 alunos no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Jaqueline. A formação faz parte do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), integrado a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Adolescentes e jovens de 14 a 18 anos de idade puderam participar da iniciativa de forma gratuita. “São jovens que vão para o mercado de trabalho mais preparados. Estamos focando muito na qualificação profissional, é por meio dela que os cidadãos vão conseguir melhorar a renda das famílias. Içara cresce em todos os índices, mas se a qualidade de vida das pessoas que moram aqui não estiver boa, de nada adianta”, disse a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Esta é a segunda turma deste curso formada pelo Governo Municipal neste ano. “Dos 23 alunos, seis já conseguiram emprego desde o início do curso e três já realizaram entrevista e estão esperando para serem chamados. Esse é o resultado de todo o trabalho, ver nossos jovens felizes e buscando a qualificação para inserção no mercado de trabalho”, disse a psicóloga, técnica e coordenadora do programa, Simone Della Bruna Gabriel.

Em nome dos alunos, a estudante Maria Eduarda Guimarães de Souza agradeceu a oportunidade. “A experiência que tivemos aqui não tem palavras. Eu aprendi como fazer um currículo, como lidar com situações, como se comportar no ambiente do trabalho. Esse curso foi feito em parceria com todos, muito obrigada a cada um pela oportunidade”, finalizou a aluna.