Saúde de Içara é a melhor do Estado entre cidades com mais de 50 mil habitantes

Nota do município subiu novamente e chegou a 9,58, em uma escala de 0 a 10

Publicado em Saúde • 01/02/2024

O mais recente ranking do Previne Brasil confirmou a qualidade da saúde ofertada em Içara. Com a nota de 9,58, o município assumiu a primeira colocação de Santa Catarina entre as cidades com mais de 50 mil habitantes. O índice foi divulgado nesta quarta-feira, dia 31, pelo Ministério da Saúde.

O programa é medido a quatro meses, em uma escala de 0 a 10, para avaliar os indicadores da rede pública dos municípios brasileiros. No último quadrimestre, a nota de Içara havia sido 9,3. A Capital do Mel tem registrado sucessivos crescimentos. Passou de 2,84, em dezembro de 2020, para, agora, o seu maior resultado desde então.

“É um reflexo dos investimentos da Administração Municipal em todo o sistema de saúde. Avançamos muito nestes últimos três anos, e agora a nossa missão é corrigir os detalhes pendentes para chegarmos à excelência. Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesta jornada”, destaca o prefeito em exercício de Içara, Jandir Sorato.

De acordo com o secretário de Saúde, Sandro Ressler, o Previne Brasil engloba ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas. A nota compreende a disponibilidade, simplicidade, granularidade, periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo.

“Prezamos pela humanização em todos os nossos atendimentos. De nada adianta estrutura e equipamentos de ponta, se os pacientes não forem bem recebidos em cada unidade. Esse resultado nos dá a confirmação de que estamos no caminho certo. O nosso objetivo é tornar Içara uma referência em saúde pública”, frisa Ressler.