/ História

História

Fundação: 30 de dezembro de 1961

Eleitores: 39.884

Habitantes: 57.247


Galeria de ex-prefeitos


Brasão:


Bandeira:


Logo:


Bem-vindo ao Município de Içara!



Localizada próxima do litoral, a cidade registra seus primeiros habitantes não-indígenas no fim do século XVIII. De origem portuguesa, estes passam a habitar as localidades de Urussanga Velha e Lagoa dos Esteves, com pequenas casas. A cidade sofre influências étnicas de povos italianos, açorianos, africanos e poloneses, que foram os colonizadores predominantes.


Urussanga Velha era a principal vila do atual território içarense. Com a emancipação de Criciúma, em 1926, toda a região é anexada ao novo município. Com o topônimo de São Sebastião, surge o distrito em 08 de março de 1933. Em 1938, São Sebastião passa a se chamar Aliatar. A mudança do nome do distrito ocorre de maneira curiosa: em agosto de 1920, um hidroavião com problemas pousara na Lagoa dos Esteves, na primeira tentativa de conectar o Rio de Janeiro a Buenos Aires. Os pilotos Jonh Pinder, da força aérea britânica, e Aliatar Martins, morrem ao tentar consertar as hélices da aeronave. O fato repercutiu internacionalmente, o que levou as autoridades concederem a homenagem ao piloto brasileiro.


Com a construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, é inaugurada uma estação em 18 de janeiro de 1919, no km 47, próxima a Criciúma. No local, entre os embarques de carvão, surge uma pequena vila, primeiramente denominada pelos operários de Km 47. A grande quantidade de palmeiras denominadas jiçara ou içaroba, rebatizou o povoado. Seu crescimento econômico devido à indústria carbonífera, tornou Içara a nova sede do distrito que, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31 de dezembro de 1943, mudava seu nome de Aliatar para Içara.


A lavra do carvão foi o grande motor econômico de então, seguida pela agricultura. O distrito crescia cada vez mais com o surgimento de vilas operárias como a vila da Mineração Geral do Brasil, hoje Bairro Aurora. Em 20 de dezembro de 1961, através da Lei Estadual nº 796, é criado o Município de Içara. A instalação ocorre em 30 de dezembro do mesmo ano e Ascendino Pavei é nomeado o primeiro prefeito da cidade pelo governador Celso Ramos. Já em 07 de outubro de 1962, é realizada a primeira eleição municipal, sendo eleito prefeito Ângelo Lodetti.


Hoje, conhecida como a Capital do Mel, Içara é referência na indústria com destaques para setores como metalmecânico, cerâmico, têxtil, supermercadista, plásticos e descartáveis, carbonífero, agronegócio, entre outros. A cidade é cortada pela BR 101 o que lhe assegura forte potencial de crescimento econômico. A cidade também se transformou em referência no turismo religioso, a partir da inauguração do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Segunda Linha.


Seja bem vindo à nossa doce Içara.