Prefeitura de Içara é a mais transparente de Santa Catarina

Município teve a nota mais alta no ranking divulgado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, alcançando o selo Diamante

Publicado em Controle Interno • 13/11/2023

O Governo Municipal de Içara recebeu oficialmente o selo Diamante em transparência, a mais elevada honraria concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon). A entidade classificou a Prefeitura de Içara como a prefeitura mais transparente de Santa Catarina, com a nota de 97,05 em uma escala de 0 a 100. Apenas outros três Executivos municipais do estado atingiram o selo Diamante.

Além de ser a líder estadual, Içara tem a 45ª prefeitura mais transparente entre os 5.565 municípios do Brasil. Na divulgação anterior realizada pela Atricon, em fevereiro deste ano, a Capital do Mel estava com a nota de 86,25, sendo alçada ao selo Ouro, o segundo maior.

“Esta medalha nos estimula a aprimorar ainda mais o trabalho de tornar o governo ainda mais acessível e transparente para a população. O dinheiro não é da prefeita, nem do vice-prefeito. O dinheiro é do povo e ele precisa saber onde está sendo investido, sempre com muita responsabilidade”, comenta a prefeita Dalvania Cardoso.

Segundo Rosângela Vidal Teixeira, diretora-geral do órgão de Controle Interno do Governo Municipal, com o advento da tecnologia, o resultado positivo só foi possível através do engajamento de todos os setores da prefeitura, visando o cumprimento da legislação em vigência.

“As iniciativas inovadoras que nascem no setor público surgem como resultado do trabalho, dedicação e olhar crítico dos servidores. O novo cenário tecnológico convoca o setor público a agir de maneira inovadora, revendo suas próprias maneiras de gerenciar os recursos públicos e desenhar seus processos de trabalho, substituindo práticas anteriores pouco eficientes”, observa.

Além de disponibilizar o acesso à informação, por meio do Portal da Transparência, também é necessário dar publicidade às ações. O endereço eletrônico do Governo Municipal foi repaginado em 2022, atuando de forma mais ágil e intuitiva nas consultas. “A comunicação do governo trabalha de maneira integrada com os demais setores e mantém um permanente trabalho de aprimoramento dos mecanismos de transparência. O novo site do Governo Municipal pluralizou o acesso às informações, além de ter encurtado e descomplicado os caminhos", afirma o diretor de Comunicação, Charles Cargnin.