Festival Literário inicia com apresentação cultural e venda de livros

Mais de sete mil alunos receberam vale livro do Governo Municipal. Evento segue até sábado em Içara.

Publicado em • 04/11/2021

Iniciando as comemorações dos 60 anos de Içara, o Governo Municipal deu início na noite desta quarta-feira, dia 3, ao Festival Literário - verso, prosa, arte e canção. O evento iniciou com apresentação da Fanfarra do Cedup, premiação e apresentação do mascote do festival, além da venda de livros e exposição da XIII edição do Arte Provoca Arte, que são trabalhos produzidos por alunos da rede municipal de ensino. Na primeira noite de evento mais de 250 pessoas passaram pelo espaço, que está instalado na rua Altamiro Guimarães, ao lado da Praça da Matriz São Donato.

A partir desta quinta-feira, dia 4, até sábado, dia 6, diversas palestras, contação de histórias, apresentação de livros de autores da região e espetáculos musicais estão na programação. “Somos destaque econômico em diversos setores e segmentos da indústria, mas de nada adianta se a população que vive aqui não estiver bem. A educação mudou a minha vida, e ela vai mudar a vida desses sete mil alunos que vão passar por aqui e levar para casa os seus livros. Estamos em um momento histórico de Içara, são 60 anos, queremos comemorar com muita cultura”, frisou a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Os alunos da rede municipal de ensino ganharam do Governo de Içara um vale livro de R$ 30 reais para gastar na feira, já o vale dos professores é de R$ 50 reais. “A qualidade de vida de um povo só pode ser alcançada com investimento em saúde, infraestrutura e educação de qualidade. Educar com qualidade, além de boa estrutura física e profissionais capacitados exige incentivo à leitura, a produção do conhecimento, incentivo a arte, a cultura, preservando a história e mantendo vivas as raízes de um povo”, disse a secretária de educação, ciência e tecnologia de Içara, Rose Margareth Reynaud Mayr.

Ainda na primeira noite de evento, foi apresentado o vencedor do concurso do mascote do festival, além do próprio mascote já confeccionado. O vencedor é o professor Carlos Alberto Machado da Luz, atualmente lecionando na Escola Paulo Rizzieri, bairro Boa Vista. Ele criou o Senhor Içaroba, a coruja mascote do evento. Como premiação, o professor recebeu uma Bolsa de pós-graduação na Unesc, entregue pelas mãos da pró-reitora acadêmica da universidade, Indianara Reynaud Toreti.

Na sexta-feira, dia 5, às 19h, o evento deve receber a maior quantidade de público, sobe ao palco o poeta Bráulio Bessa. “Diversos artistas ainda vão passar pelo palco do Festival. Tudo foi preparado com muito carinho. Contamos com a presença de todos, o evento é aberto e gratuito”, finalizou a presidente da Fundação Cultural de Içara, Myla Cechinel.

Confira a programação para os próximos dias do Festival Literário:

04/11 - Quinta-feira:

9h30 - Contação de histórias com o escritor Henrique Ferrezi;

10h - Apresentação de dança com os estudantes da Escola Maria Arlete B. Lodetti;

10h30 - Apresentação de contos com os professores da Escola Maria Arlete B. Lodetti;

14h - Apresentação do livro Vertentes do tempo de Cristina Duchini;

14h30 - Apresentação artística com os estudantes da Escola Tranquilo Pissetti;

15h - Contação de histórias com Silesia Pizzetti Augustinho;

15h30 - Apresentação do livro Cântaro de Poesia de Elza de Mello;

16h - Roda de Conversa LB/SC;

17h - Show com o saxofonista Gesiel da Silveira Gonçalves e lançamento do livro 40 anos da Assembleia de Deus de Içara;

18h - Roda de Conversa Prosa de Autor;

19h - Premiação do 3º Concurso Municipal de Produção Textual da OLP;

20h - Show no palco com Mari e Rafa;

21h - Encerramento das atividades do dia.

05/11 - Sexta-feira:

9h30 - Contação de histórias e lançamento do livro de Marcionei Fernandes;

10h - Apresentação artística com os estudantes da Escola Ângelo Zanellato;

10h30 - Palestra de Cidiane Guisso: História em Quadrinhos Regional Vêneta brasileira;

14h - Apresentação do livro O Enigma de Zaki de Sissa Moroso;

14h30 - Apresentação artística com os professores da Escola Quintino Rizzieri;

15h - Contação de histórias com lede Cardoso dos Santos;

15h30 - Apresentação artístico-musical com os estudantes da Escola Tranquilo Pissetti;

16h - Roda de Conversa AILA/Antologias;

18h - Apresentação do livro Intempestividade” de Sandra Regina Lodetti;

19h - Palestra com o poeta e escritor Bráulio Bessa Nação Cultura e a literatura de cordel.

20h - Espetáculo musical com a Associação do Coral de Içara;

21h - Encerramento das atividades do dia.

06/11 - Sábado:

8h - Abertura da Feira Literária;

9h30 - Apresentações musicais: Colher de Chá, Veveto, Cibele Mdaui e Zunugi Blues;

13h - Encerramento Festival Literário e da exposição Arte Provoca Arte.