Três creches de Içara serão abertas nos próximos meses

Centenas de alunos terão ao dispor estruturas novas e seguras ao término das obras

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 30/03/2023
imagemCreche do bairro Vila Nova será uma das referências em educação infantil do município

Em Içara, as obras das novas creches dos bairros Vila Nova e Liri estão previstas para serem concluídas nos próximos meses. O município também está próximo de reinaugurar o Centro de Educação Infantil (CEI) Balão Mágico, após os trabalhos de reforma e a ampliação. O cálculo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia é de que mais de 500 alunos utilizem as estruturas com equipamentos novos e amplos.

São obras que trarão excelentes benefícios à população. Os pais terão a certeza de que deixarão os filhos em um ambiente seguro e preparado para atender a todas as necessidades da educação infantil. Sabemos o quanto esses bairros merecem esse atendimento de primeira, acompanhando o crescimento das comunidades”, comenta a prefeita Dalvania Cardoso.

A mais próxima de ser entregue é a creche da Vila Nova, aguardada para o mês de maio. Erguida do zero para receber até 368 crianças, 70% dos trabalhos já foram efetuados. “As partes elétricas e de piso estão na fase final, com a empresa começando a mexer na área externa, no estacionamento”, informa Rose Reynaud, secretária de Educação. São cerca de R$ 5,7 milhões de investimento. Destes, R$ 2 milhões são oriundos de recursos próprios do Governo de Içara. A área compreende 1,4 mil metros quadrados, para se tornar uma das referências em educação infantil do município.

Já o CEI Balão Mágico, localizado no bairro Jardim Silvana, deve ser reinaugurado em agosto. Com a ampliação do espaço, depois de o Governo Municipal adquirir um novo terreno, o número de crianças matriculadas passará de 100 para 150, após um investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão. Aqui, a contrapartida do Governo Municipal foi de R$ 378 mil.

O projeto prevê o incremento de mais três salas de aula, totalizando cinco, banheiros e rampa acessíveis, refeitório, lavanderia, cozinha com despensa, diretoria, sala dos professores, além de banheiros feminino e masculino adaptados para a faixa etária dos alunos, de três a cinco anos. São 663 metros quadrados de construção.

Existe a previsão de a creche do Liri ser inaugurada até o final deste ano. No momento, após a introdução dos pilares, as equipes realizam as coberturas das lages, que abrigarão a cozinha e as salas de aula. O espaço vai contar ainda com playground, rampas e banheiros com acessibilidade, além de um solário, espaço utilizado pelos alunos nos dias de sol, sem precisar sair da sala de aula. São 500 metros quadrados de construção. O valor da obra foi de R$ 1,7 milhão. Destes, R$ 700 mil vieram de recursos próprios do contribuinte içarense.

Mesmo com todos os imprevistos relacionados às chuvas e paralisação de caminhoneiros, acreditamos que agora não registraremos novos atrasos. O que fica são os ganhos pedagógicos, que auxiliarão no desenvolvimento das nossas crianças e ajudarão a formar grandes cidadãos no futuro”, afirma Rose.