Saúde de Içara é a segunda melhor do Estado entre cidades com mais de 50 mil habitantes

Nota do Previne Brasil do município cresceu novamente e pulou de 2.84, no final de 2020, para 8.68

Publicado em Saúde • 25/05/2023
imagemMunicípio vem se destacando na Atenção Básica

A saúde de Içara segue em franca ascensão. A nota do município no Previne Brasil, que era de 2.84 no final de 2020, voltou a crescer e chegou a 8.68 no primeiro quadrimestre de 2023. Entre as cidades de Santa Catarina com mais de 50 mil habitantes, Içara está na segunda melhor posição do ranking divulgado pelo Ministério da Saúde, atrás somente de Chapecó.

O programa foi implementado em 2019 pelo Governo Federal. Os indicadores selecionados avaliam as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas. A nota compreende a disponibilidade, simplicidade, granularidade, periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo.

De acordo com a prefeita Dalvania Cardoso, os resultados dos indicativos atestam que o município está seguindo o caminho correto, uma vez que é mais difícil implementar políticas públicas voltadas à saúde nas cidades maiores, onde a demanda sempre é superior. “Estar entre as melhores notas do Estado nos dá a garantia de que estamos oferecendo um serviço público, gratuito e de qualidade aos içarenses que chegam às nossas unidades de saúde”, comemora.

É a prova de que estamos com a população mais bem assistida em todas as suas demandas de saúde, em especial os pacientes hipertensos, diabéticos e gestantes, condicionando uma elevação da qualidade do atendimento prestado ao munícipe em saúde e consequentemente à prevenção de doenças”, ressalta Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

No gráfico disponibilizado em anexo, é possível conferir o avanço de Içara na nota do Previne Brasil nos últimos anos. O Governo Municipal segue atento aos atendimentos, para cada vez mais melhorar o serviço ofertado no município. “Isso demonstra o empenho das equipes em prestar o melhor a nossa população. O trabalho conjunto feito pelos profissionais da atenção primária fez com que o índice atingisse esse valor. Agora, vamos buscar o aprimoramento para corrigirmos o que ainda é necessário até que cheguemos à excelência”, pontua Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Básica da Secretária de Saúde.