Pais avaliam economia familiar com distribuição de material escolar em Içara

Kits foram entregues pelo segundo ano consecutivo para quase sete mil alunos da rede municipal

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 17/03/2023
imagemShirley comentou que teria dificuldades para adquirir todo o material aos filhos

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, distribuiu gratuitamente o material escolar para todos os alunos da rede municipal. Os kits têm entre 11 e 21 itens, conforme o nível escolar do estudante, e atendem desde creches até estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejai).

Com investimento de R$ 2.496.952,00, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, irá beneficiar quase sete mil alunos e professores da rede municipal. “Há pais que têm vários filhos e que não conseguem comprar tudo. Agora, todos os alunos têm material de qualidade e igual, ou seja, contribuímos com o orçamento familiar e estabelecemos igualdade nas escolas”, destacou a prefeita Dalvania Cardoso.

“Eu já estava triste, pois tenho quatro filhos na rede municipal e iria ter que gastar muito. Seriam R$ 1 mil apenas no início do ano”, comentou aliviada a moradora do bairro Raichaski Shirley Viviana Silveira. “Essa iniciativa traz um alívio financeiro para as famílias, em especial as que têm mais de um filho. Fica muito pesado. E, também, pela questão da igualdade nas escolas”, acrescentou a moradora do bairro Barracão Regiane Machado Réus, cuja família tem duas crianças na rede municipal.

“Com o material igual, eles não precisam passar pelo constrangimento de pedir algo emprestado ao coleguinha e podem desenvolver as mesmas atividades de maneira igual”, comentou Ricardo Castro de Aguiar, morador do bairro Nossa Senhora de Fátima e pai de quatro filhos. “Já no carro eles estavam muito felizes quando ganharam o material, comentando com o sorriso no rosto e os olhos brilhando. É muito grande a alegria deles quando recebem o material”, comentou Kelli da Silva Vieira, mãe de três filhos na rede municipal e moradora do bairro Barracão.

“Esta é uma das ações dentro de um dos quatro principais objetivos prioritários trabalhados na proposta de educação deste governo, ou seja, a redução das desigualdades”, pontuou a secretária de educação Rose Reynaud. Além da qualidade do material, um kit complementar com adaptador para lápis grosso e fino, tesoura escolar para canhotos, pauta e caderno brochura com linhas ampliadas para aqueles que têm baixa visão, também foi distribuído garantindo acessibilidade.