No Dia do Meio Ambiente, Governo de Içara destaca ações voltadas à preservação

Fundai é o órgão responsável por fiscalizar e incentivar práticas sustentáveis no município

Publicado em Fundai • 05/06/2023
imagem3 mil cartilhas de educação ambiental foram entregues aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

O Governo de Içara, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), trabalha ativamente na preservação ambiental. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5, o órgão destaca as práticas sustentáveis realizadas no município, oferecendo à população içarense as oportunidades de participarem de uma sociedade ecologicamente adequada.

A fundação atua diretamente nas áreas de fiscalização e licenciamento ambiental, gestão florestal, educação ambiental, gerenciamento de resíduos através da coleta seletiva, programa de atendimento aos animais através de castração de cães e gatos, além do paisagismo da cidade. A missão da Fundai é preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental, assegurando condições ao desenvolvimento socioeconômico e sustentável e a proteção da qualidade de vida.

Reciclou Levou

Os moradores de Içara podem trocar resíduos recicláveis por vale-feira, utilizando-os na compra de produtos da Feira da Agricultura Familiar. O projeto acontece às sextas, no pátio da rodoviária. São permitidos resíduos de plástico, metal, papel e vidro.

Recicla Escola

O projeto do Governo Municipal, em parceria com empresas privadas da cidade, arrecada anualmente centenas de toneladas de resíduos recicláveis com os alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa público-privada leva contêineres coletadores de materiais recicláveis às escolas, premiando, ao final da ação, as que mais coletaram.

Coleta Seletiva

Outra ação desenvolvida para incentivar a reciclagem é a Coleta Seletiva, que passa semanalmente nos bairros para recolher o lixo descartável. O calendário pode ser conferido no site da Fundai, em www.fundai.sc.gov.br.

BusCão

O BusCão é um projeto que visa levar a castração social de cães e gatos aos bairros da cidade. A cada manhã de sexta-feira, o castramóvel visita uma localidade para realizar as operações de maneira gratuita, que devem ser agendadas junto ao órgão com antecedência. Além disso, os tutores podem ir ao Centro de Castração, no bairro Morro Bonito, de segunda a sexta-feira.

Prêmio Içara Sustentável

Com o objetivo de reconhecer empresas, entidades, organizações e pessoas físicas que possuem um sistema de gestão ambiental ou contribuem dentro de suas ações para a sustentabilidade da cidade, o Governo de Içara promove o Prêmio Içara Sustentável. O evento, que chegará neste ano à terceira edição, é dividido em categorias com a inscrição dos projetos.

Cartilha sobre educação ambiental

Neste Dia do Meio Ambiente, os cerca de 3 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental receberam uma cartilha educativa sobre educação ambiental. A iniciativa foi do Distrito LD-9 do Lions Clube, com o apoio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara. O conteúdo traz, em 20 páginas, atividades interativas, ilustrações, jogos e histórias em quadrinhos.

Essas crianças, desde a mais tenra idade, já aprenderão como preservar os bens naturais utilizando de maneira adequada para evitar a escassez. O futuro promissor, equilibrado e saudável está nas nossas mãos, se cada um fizer a sua parte”, salienta a secretária Rose Margareth Reynaud Mayr.