Lions Clube e Prefeitura de Içara lançam cartilha de educação ambiental aos alunos

Cerca de 3 mil crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino receberão o informativo em alusão ao Dia do Meio Ambiente

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 02/06/2023
imagemAlunos de Içara serão os primeiros do Distrito LD-9 a receberem a cartilha

Para conscientizar os mais jovens, o Distrito LD-9 do Lions Clube, em parceria com o Governo Municipal de Içara, irá lançar nesta segunda-feira, 5, uma cartilha de educação ambiental aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A ação faz parte das atividades voltadas ao Dia do Meio ambiente e será direcionada às cerca de 3 mil crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal. O lançamento acontecerá a partir das 8h30, na Escola Quintino Rizzieri.

O Distrito LD-9 compreende os municípios de Florianópolis a Passo de Torres, incluindo o Planalto Serrano. Içara será a primeira a receber a cartilha por ser a sede da governadoria. Em 20 páginas coloridas, os estudantes terão a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Precisamos preservar e respeitar a natureza. Trazemos esse princípio com uma linguagem voltada ao público infantil, com bastante lucidez. É uma cartilha atemporal, que trará conceitos fundamentais para a educação ambiental”, explica Mara Rúbia Modolon Lima, governadora distrital LD9.

Bióloga por formação, Mara Rúbia traz, no conteúdo, atividades interativas, ilustrações, jogos e histórias em quadrinhos. “Uma das nossas prioridades deve ser a prática dos cinco R’s da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Apenas com uma sociedade engajada conseguiremos transformar o mundo em um lugar mais sustentável”, aponta.

De acordo com Rose Margareth Reynaud Mayr, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, começar pelos mais novos é a melhor maneira de promovermos a mudança de mentalidade e formar novos hábitos. “Essas crianças, desde a mais tenra idade, já aprenderão como preservar os bens naturais utilizando de maneira adequada para evitar a escassez. O futuro promissor, equilibrado e saudável está nas nossas mãos, se cada um fizer a sua parte”, frisa.