Início do ano letivo inicia com novidades em duas unidades de Içara

CEI Favinho de Mel, reformado, e Escola Alaíde Tabalipa, incorporada pela rede municipal, estarão prontas para o início das aulas

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 05/02/2024

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está nos preparativos finais para o início de mais um ano letivo. Marcada para o dia 15 de fevereiro, a retomada das aulas na rede municipal de ensino trará novidades para duas unidades educacionais: A Escola Alaíde Tabalipa, no bairro Esplanada, e o Centro de Educação Infantil (CEI) Favinho de Mel, na região central da cidade.

Anteriormente pertencente à rede estadual, a Alaíde Tabalipa foi incorporada pelo Município no final do ano passado, e 2024 será o primeiro ano letivo sob a tutela içarense. A comunidade escolar terá a oportunidade de dispor de todos os projetos e iniciativas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Entre as novidades, estão a distribuição de material escolar gratuito para todos os estudantes, as aulas de reforço do projeto Içara Ensina Mais, a introdução da disciplina de Inglês desde o 1º ano do ensino fundamental, o projeto Musicalização nas Escolas, além de aulas de karatê e informática. O local tem capacidade para receber mais de 200 alunos.

“A escola foi toda repaginada, para ficar com a cara da rede municipal de ensino. Uma das principais características desta gestão é tratar todos os alunos igualitariamente, sempre prezando por uma educação com qualidade e equidade. Foi assim que assumimos o primeiro lugar da região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é assim que iremos continuar”, pontua a secretária da pasta, Nerilda Felisberto.

CEI Favinho de Mel próximo de ser reinaugurado

Falta pouco para a comunidade conhecer o novo CEI Favinho de Mel. Reformada, a instituição teve, entre as melhorias, a substituição da cobertura com telhas metálicas, novas instalações hidráulicas, sanitárias e de drenagem pluvial para melhor atender às quase 130 crianças que frequentam o espaço.

“É mais uma obra importante, que irá impactar positivamente o desenvolvimento das crianças com mais conforto e segurança. Essa reforma é um desejo antigo dos pais e professores, por isso todos estão ansiosos para conhecerem o novo Favinho de Mel. Podemos garantir, ficou sensacional. Agradecemos a compreensão dos pais durante esse período em que os alunos tiveram de estudar em outro local”, observa o prefeito em exercício de Içara, Jandir Sorato.