Içara comemora, neste sábado, 20 de dezembro, seus 64 anos reafirmando o protagonismo que conquistou ao longo de sua trajetória. Uma cidade que cresceu com trabalho, visão de futuro e um povo que constrói diariamente um dos municípios mais dinâmicos do Sul de Santa Catarina.
Referência regional pelo seu desenvolvimento econômico e diversidade produtiva, Içara se destaca como uma potência em setores estratégicos como metal mecânico, cerâmico, plástico, alimentício e agropecuário. Esse desempenho consistente posiciona o município como a segunda maior economia do Sul catarinense, mesmo sendo a quarta cidade mais populosa da região.
Somente entre os anos de 2022 e 2023, o município apresentou um crescimento de 36,5% no valor adicionado, índice que reflete a riqueza gerada localmente e supera com ampla margem a média regional. Atualmente, mais de 7 mil empresas, entre pequenos, médios e grandes negócios, impulsionam a economia local, fortalecendo cadeias produtivas, gerando emprego e ampliando oportunidades.
A produção industrial e agrícola de Içara ultrapassa fronteiras. O município abriga a maior fabricante de picolés da América Latina, exporta implementos rodoviários, fritas cerâmicas, tintas moveleiras e se destaca na produção de descartáveis plásticos, além da fruticultura e das lavouras de fumo, arroz e soja. Esse conjunto produtivo é sustentado por uma infraestrutura estratégica, com 229 km² de extensão territorial, áreas industriais consolidadas e localização privilegiada.
Cortada por 21 quilômetros da BR 101 e com acesso direto à Via Rápida, principal ligação com a região, Içara está a cerca de uma hora do Porto de Imbituba e a 20 minutos do Aeroporto de Jaguaruna. O município também se prepara para um novo salto logístico com a implantação do Terminal Intermodal Sul, que integrará os modais rodoviário, ferroviário e marítimo. Soma-se a isso uma infraestrutura sólida de abastecimento, com energia fornecida por concessionária local, 30 quilômetros de rede de gás natural e segurança hídrica garantida pela Lagoa do Faxinal e pela Barragem do Rio São Bento.
Além da força econômica, Içara também é destino de fé e espiritualidade. O município abriga a única Basílica Santuário de Santa Catarina, reconhecida nacionalmente e integrada ao mapa do Turismo Religioso do Brasil, recebendo milhares de fiéis ao longo do ano.
O crescimento se reflete diretamente na geração de empregos. Nos últimos dois anos, mais de três mil vagas foram criadas, número que deve dobrar até 2028. Para acompanhar essa expansão, o Governo Municipal investe na qualificação profissional por meio da Escola Profissional Municipal, que já formou cerca de mil trabalhadores em diversas áreas.
Para a prefeita Dalvania Cardoso, o aniversário de Içara representa mais do que números e obras. “São 64 anos de muito trabalho e de um potencial incrível de crescimento econômico, mas especialmente de um povo que, de forma simples e ordeira, preserva seus princípios e valores de vida para ser feliz”, destaca.
Em constante desenvolvimento, com planejamento, infraestrutura e qualidade de vida, Içara segue fortalecendo o Sul de Santa Catarina e construindo um futuro de oportunidades para quem vive, trabalha e investe na cidade.
O município de Içara foi criado oficialmente em 20 de dezembro de 1961, conforme lei estadual que instituiu sua fundação. A emancipação político-administrativa é historicamente celebrada em 30 de dezembro, marco da autonomia municipal.
O feriado municipal alusivo ao aniversário da cidade ocorre em 26 de dezembro, conforme estabelecido por lei municipal, resultado de um acordo com o comércio local, considerando o período de maior movimento econômico durante as festividades de fim de ano.
⸻
Programação 64 anos de Içara:
Sábado, 20 de dezembro
19h - Santa Missa em Ação de Graças - Local Igreja Matriz São Donato
Celebração especial em comemoração aos 64 anos de emancipação político-administrativa de Içara
20h30 - Cerimonial de Aniversário - Local Praça Matriz São Donato
Cerimonial/Parabéns e Shows gratuitos: Especial Só Modão com Neguinho e Emanuel e Benito de Lorenzi