Içara adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

A certificação visa aprimorar as estruturas de governança, gestão de riscos e controle interno do município.

Publicado em Controle Interno • 15/06/2022

Içara aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O selo de participação é concedido pela Rede de Controle da Gestão Pública com a coordenação do Tribunal de Contas (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU). A certificação acontece depois que o controle interno do Governo de Içara respondeu um questionário do sistema e-Prevenção, onde são detalhadas as medidas adotadas pela atual gestão.

O PNPC tem o caráter preventivo e visa aprimorar as estruturas de governança, integridade, gestão de riscos e controle interno. Por meio de uma plataforma eletrônica de autosserviço on-line contínua, denominada e-Prevenção, o gestor terá a oportunidade de realizar a autoavaliação de sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas.

“Aderir ao programa é um compromisso como gestores públicos. O objetivo do Programa Nacional serve para mapear a gestão pública e identificar pontos em que é possível fortalecer os métodos de controle, transparência e participação social, prevenindo assim a corrupção”, alertou a prefeita de Içara Dalvania Cardoso.

A Rede de Controle visa aprimorar a efetividade da função de controle do estado sobre a gestão pública, tendo como objetivos o desenvolvimento de ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, o diagnóstico e combate à corrupção, o incentivo e fortalecimento do controle social, o compartilhamento de informações e documentos, o intercâmbio de experiências e a capacitação dos seus quadros.

“Fizemos uma autoavaliação com o compromisso de colocar em prática um plano de ação no combate à corrupção. O município deve investir na adoção de um conjunto de práticas suficientes para reduzir as fragilidades e alcançar o nível de segurança desejável para as tomadas de decisões, em ambiente regido pela ética e integridade”, completou a diretora de controle interno da prefeitura de Içara Rosângela Vidal Teixeira.

Para obter mais informações acesse o site: https://www.rededecontrole.gov.br/.