Içara adere ao programa ‘Melhor em Casa’

Iniciativa visa atender pacientes acamados em seus lares durante toda a semana.

Publicado em Saúde • 25/07/2022

Içara aderiu e vai colocar em prática na primeira semana de agosto o Programa Melhor em Casa. O Governo Federal destina R$ 56 mil por mês e a prefeitura vai complementar com mais R$ 14 mil para pagar os 11 profissionais que estarão disponíveis 12h por dia para atenderem 341 visitas por mês aos acamados do município.

“Sei da importância que esse atendimento diferenciado pode fazer na vida dessas famílias. É um programa do Governo Federal, mas sem o empenho dos profissionais daqui ele não sairia do papel, só temos a agradecer”, disse a prefeita Dalvania Cardoso.

Atualmente os acamados são atendidos pelos profissionais da atenção básica, mas a partir da implantação do programa, os acamados passam a receber a visita de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, todos selecionados por meio de processo seletivo.

“O diferencial do programa é o atendimento de segunda a segunda. No fim de semana a equipe de enfermagem vai estar disponível caso o paciente precise de aplicação de injetáveis, curativos e demais procedimentos, já durante a semana os demais profissionais vão fazer o revezamento”, completou o coordenador da Atenção Especializada em Saúde de Içara Gustavo de Jesus.