Governo de Içara expande o Programa Porteira Adentro para beneficiar mais agricultores

Nas últimas semanas, maquinário da prefeitura trabalhou na colheita do milho

Publicado em Agricultura • 26/05/2023
imagemMaquinário é operado por funcionários da prefeitura

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Agricultura, expandiu o Programa Porteira Adentro em 2023. Nos primeiros cinco meses do ano, o número de agricultores beneficiados já quase atingiu o mesmo patamar registrado no ano passado. A iniciativa auxilia os produtores rurais com a prefeitura financiando metade do valor das horas de serviço do maquinário agrícola.

Nas últimas semanas, os produtores de milho utilizaram a máquina ensiladeira para a colheita. O grão é bastante utilizado por quem possui gados leiteiros ou de corte nas propriedades, já que forma a base da alimentação dos animais. “Como a época de colheita do milho só retorna em novembro, os produtores aproveitam para deixar o grão em estoque para os próximos meses”, informa Gelson Possamai, secretário de Agricultura de Içara.

A prefeitura dispõe de três máquinas ensiladeiras para realizar o serviço. Os agricultores também podem aproveitar o trator, retroescavadeira, escavadeira, espalhadeira, colheitadeira, trado e subsolador. “Todos os nossos agricultores que se enquadram nos requisitos do programa podem se inscrever. O Programa Porteira Adentro ainda contempla os serviços de arado, gradeamento e escarificação. Nossos funcionários vão até as propriedades e realizam o serviço de forma rápida e técnica, inclusive aos finais de semana”, explica Possamai.

A família de Neusa Tibincoski foi uma das 100 a utilizarem a máquina ensiladeira para cortar o milho na produção de silagem. Produtora de leite, ela enalteceu a importância da parceria entre o agricultor e o Governo Municipal. “Nos ajuda bastante pelo aspecto financeiro, e também porque é difícil encontrar alguém que faça esse serviço pelo particular. Assim temos uma colheita rápida e muito mais barata”, destaca.

O Programa Porteira Adentro tem como foco dar atenção à agricultura familiar do interior do município, facilitando o dia a dia das atividades rurais. Quando assumimos, o nosso objetivo sempre foi fortalecê-lo, porque toda a sociedade ganha com os alimentos de qualidade legitimamente içarenses”, ressalta a prefeita Dalvania Cardoso.