/ Notícias / Notícia na íntegra

Galeria de Arte do Paço Municipal recebe exposição de artista premiado na Europa

Édson Souza, morador do bairro Demboski, já expôs seu trabalho em Liechtenstein

Publicado em Galeria De Arte • 30/11/2023
imagem
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para o nosso grupo

A Galeria de Arte Caio Borges, localizada no Paço Municipal Ângelo Lodetti, recebe a partir desta sexta-feira, dia 1º, a exposição ‘Desafios’. O artista plástico Édson Souza, morador do bairro Demboski, em Içara, trouxe ao município o quadro premiado no principado europeu de Liechtenstein, chamado de ‘Menino Sonhador’. O evento de abertura aconteceu na noite desta quinta-feira, 30, em uma cerimônia com a presença de amigos e familiares do pintor.

Autodidata, Souza começou a pintar há apenas três anos, durante a pandemia. Ele conheceu a galeria içarense no ano passado, onde teve a oportunidade de ampliar o contato com outros artistas e aprimorar a sua técnica. Seguindo o estilo hiper-realista, o pintor superou a falta de recursos para se tornar um grande expoente da arte na região.

Neste ano, ele foi desafiado pelo curador Bruno Portela, de São Paulo, a criar uma obra com o tema Futebol e Arte. O prêmio foi expor a tela no 8º Salão Internacional de Arte Brasileira pela Casa Brasil Liechtenstein, na Europa. Agora, Souza trouxe os seus principais trabalhos já produzidos para o Paço Municipal.

“Suas obras são executadas nos tempos de folga do trabalho em um ateliê improvisado, dentro de casa. Ele sempre procura caprichar ao máximo, é bastante perfeccionista. Para nós, é uma honra receber a exposição desse artista tão promissor, que acima de tudo, pertence a nossa terra”, comenta a curadora da Galeria de Arte Caio Borges, Luciana Geremias.

Édson Souza nasceu em Jaguaruna. Como não tinha recursos para se dedicar à arte, acabou resguardando o talento. Focou nos estudos e no trabalho. O desejo de produzir arte e ser reconhecido ficou adormecido por muitos anos.

A história começou a mudar em 2020. No primeiro semestre do ano, ele decidiu se autodesafiar na pintura em tela. Pesquisou sobre o assunto, pois não tinha noção de como iniciar e nem mesmo de onde comprar os materiais. Encontrou algumas referências na internet, principalmente em vídeos no YouTube, e logo pintou a primeira tela.

Inspiração

“Eu comecei pintando coisas variadas, como paisagens, animais e objetos. Agora, me apeguei mais ao universo, em retratar o espaço sideral. Esse mundo me chama a atenção desde criança e é o que acredito que irá ficar como a minha identidade daqui para frente”, pontua Souza.

O artista de 52 anos encontrou no hiper-realismo a forma de demonstrar todo o talento. “Podemos dizer que as minhas obras são pinturas em alta definição, cheias de detalhes. Me redescobri na vida quando comecei a pintar, estou muito feliz com o momento que estou vivendo”, destaca.

Além de ‘Menino Sonhador’, ‘Pôr-do-sol em Santo Antônio de Lisboa’, ‘Amora’, e ‘Mediterrâneo’ são algumas das 30 obras expostas na galeria içarense. Em vias de se aposentar do trabalho, o artista está prestes a poder se dedicar exclusivamente à arte. “Trabalho em esmaltação, o coração da cerâmica. No momento em que vir o aposento, vou mergulhar de corpo, alma e espírito durante toda a minha rotina”, informa.

A Galeria de Arte Caio Borges está aberta para visitações de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Em outros horários, o local funciona mediante agendamento prévio. “Quando iniciamos essa ideia, o nosso intuito era valorizar e dar visibilidade aos artistas içarenses. Em tão pouco tempo, conseguimos chegar ao ápice, que foi ajudar a desenvolver o trabalho deste talentoso conterrâneo do Demboski a ponto de vê-lo ser premiado na Europa. Que a história do Édson sirva de inspiração para todos nós. O céu é o limite para os nossos sonhos, e nunca é tarde para corrermos atrás deles”, observa a prefeita Dalvania Cardoso.


Galeria de fotos