Farmácia Municipal inova na licitação de glicemia para diabéticos que usam insulina

Novo software permite otimizar os gastos com os insumos, garantindo a correta utilização pelo público

Publicado em Saúde • 01/06/2023
imagemNo Programa Hiperdia, os pacientes dispõem de ambulatório com atendimento diário

Neste ano, a Farmácia Municipal de Içara, por meio de Secretaria Municipal de Saúde, inovou na oferta dos insumos do Programa Hiperdia, realizando a contratação de empresa para prestar o serviço de instalação e manutenção de software para o gerenciamento do controle de glicose nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do software, a empresa também irá fornecer glicosímetros modernos, lancetadores e lancetas para punção capilar e fornecimento de tiras para análise da glicose sanguínea.

O software permite salvar os dados de glicemia capilar no prontuário digital do paciente do sistema informatizado municipal, concedendo aos médicos e enfermeiros o monitoramento mensal da glicemia dos pacientes. “A tecnologia de informação está sendo utilizada para a gestão da saúde pública, melhorando a eficiência, qualidade e segurança dos cuidados realizados”, observa Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

Esse moderno sistema permite:

·         Acesso rápido e seguro a informações de saúde dos pacientes;

·         Automatização de coleta, análise e armazenamento de dados de exames laboratoriais;

·         Garantia de recebimento de medicamentos corretos;

·         Oferta de consultas e outros cuidados médicos à distância, melhorando a eficiência dos processos de saúde, aumentando a qualidade do atendimento e garantindo a segurança dos pacientes.

Gestão da diabetes

O software de gerenciamento do diabetes é uma ferramenta indispensável para a gestão em saúde. Ele permite otimizar os gastos com os insumos, garantindo a correta utilização pelo público a que se destina e melhorando o controle de estoque. “Assim, assegura-se que apenas reposições comprovadas sejam realizadas, o que representa uma economia significativa para o paciente e para o sistema de saúde como um todo, além trazer informações importantes para a melhora constante do tratamento”, informa Fabrício Possamai, coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Içara.

Esse controle e gerenciamento se faz imprescindível para ajudar na criação do regime terapêutico mais adequado e eficaz, no cálculo da dosagem diária recomendada, resultando no êxito do controle da diabetes, gerando uma economicidade nos contratos públicos em virtude do controle da dispensação das tiras e do melhor controle da diabetes”, completa Possamai, que em conjunto com a enfermeira Angela Maria Salvador, está prestando treinamento aos médicos e enfermeiros do município sobre a nova tecnologia.

Programa Hiperdia

O Programa Hiperdia funciona na Farmácia Municipal de Içara, onde os pacientes dispõem de ambulatório com atendimento diário, com profissionais de enfermagem e farmacêuticos para o melhor apoio aos 650 pacientes cadastrados no programa.

Diariamente são fornecidos aos pacientes diabéticos-insulino dependentes as insulinas NPH e regular, tiras de glicemia, glicosímetros, seringas para insulinas, lancetadores, lancetas, além de bolsas térmicas e placas de gelo para o transporte de insulinas.

A Farmácia Municipal de Içara fica localizada no bairro Jardim Elizabete, rua Djalma Marques Escaravaco, número 543. O local está aberto ao público de segunda à sexta-feira, a partir das 7 horas, sem fechar ao meio-dia.