Engenheiros recebem treinamento sobre reequilíbrio de contratos

Publicado em • 11/05/2021

Além das ações relacionadas à secretaria de saúde no combate à pandemia, a Administração Municipal de Içara começa a sentir os reflexos também em outros setores. Com a mudança no cenário econômico, o preço dos materiais de construção sofreu significativos reajustes, prejudicando o planejamento das empresas que executam as obras públicas. Com isso, começam a surgir pedidos de reequilíbrio dos contratos, ou seja, uma solicitação de reajuste dos valores inicialmente contratados.

Para atender essa demanda que deve aumentar nas próximas semanas, os setores responsáveis por essa análise no governo passaram por um treinamento de reequilíbrio, repactuação e aditamentos quantitativos e qualitativos de planilhas e contratos administrativos na tarde desta segunda-feira, dia 10. O objetivo foi atualizar as informações técnicas e legais a respeito dessas reavaliações.

“O Tribunal de Contas tem recebido inúmeras solicitações de como fazer isso, ou seja, de como fazer a averiguação dos valores e de como fazer os possíveis reajustes sem deixar de atender a lei”, explicou a engenheira Cintia Velho Marcon. “Eu já recebi a primeira solicitação de reequilíbrio aqui no Governo Municipal de Içara e a tendência é que surjam outros. Não é uma exclusividade de Içara”, concluiu. Inclusive, o treinamento foi contratado junto com o governo do município vizinho.

Por parte de Içara, foram treinados quatro profissionais, sendo três engenheiros e um funcionário do setor de compras.