O Governo Municipal de Içara, por meio da sua Defesa Civil, realizou, nesta segunda-feira (3), a demolição daquele que era o maior foco de preocupações da comunidade do Bairro Jardim Elizabete. Tratava-se de um imóvel localizado na esquina da Rua Giácomo Casa Grande com a Rua Djalma Marques Escaravaco.
“O que foi um presente para todos nós”, resume Zulma Prudêncio. Ela, que soma mais de 60 anos de residência no bairro, conta que, há pelo menos uma década, o imóvel estava abandonado e criando todo tipo de transtornos para a vizinhança.
“Era mato que não acabava mais, acúmulo de lixo, bichos que invadiam os nossos terrenos, usuários de drogas e, o pior, tarados”, exemplifica Zulma, lembrando que alguns frequentadores da casa abandonada mostravam os órgãos genitais para as crianças que por ali passavam. “O trabalho executado, aqui, hoje foi uma benção para todos nós”, comemora.
Já o coordenador da Defesa Civil de Içara, Vitor Dutra, acrescenta que, após a demolição, a área foi limpa para evitar novos transtornos. Ele ainda alerta que o Governo Municipal seguirá monitorando imóveis em situação semelhante e reforça que a manutenção deles é responsabilidade dos proprietários. “E caso não haja regularização, novas intervenções serão realizadas para a garantia da segurança e do bem-estar da população”, prevê o coordenador, relatando que, somente em 2024, sete imóveis foram demolidos na cidade.
E engana-se quem acredita que o serviço é gratuito. “Todo o material e equipamento utilizado para realizar o trabalho serão cobrados e lançados no IPTU do proprietário, evitando prejuízos para o Município”, esclarece o coordenador.