Defesa Civil de Içara alerta para onda de calor

Temperatura deve passar dos 35º C nesta semana

Publicado em Defesa Civil • 05/02/2024

A primeira semana de fevereiro reservou uma intensa onda de calor para a região Sul do Estado. Em Içara, os termômetros devem ultrapassar a casa dos 35º C nos próximos dias, fato que motivou a Defesa Civil municipal a reforçar as orientações à população em casos de calor extremo.

“Essas medidas preventivas são mais necessárias aos idosos e crianças pequenas, que sempre acabam sofrendo mais nesses extremos. É importante não desafiar o clima, independente da estação. A sua saúde agradece”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Içara, Vitor Dutra.

Nestes dias há condições para temporais entre a tarde e a noite, como resultado típico das condições do verão. Riscos de alagamentos, enxurradas pontuais, danos à rede elétrica e destelhamentos não podem ser descartados.

Medidas preventivas

- Informe-se sobre alertas e previsões meteorológicas no rádio e na TV;

- Evite a exposição ao sol durante os horários de maior calor;

- Não deixe crianças ou pessoas idosas sem vigilância em veículos estacionados;

- Evite se exercitar ou praticar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada;

- Beba água a cada 2 horas, mesmo que não esteja com sede;

- Tome banhos frios ou banhos em locais seguros (evitando correntes fortes de água);

- Mantenha sua casa fresca, cobrindo janelas durante o dia e usando ar-condicionado ou ventiladores nas horas mais quentes. Garanta que as conexões elétricas sejam seguras;

- Use roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas ao corpo;

- Consuma alimentos leves, como frutas e verduras;

- Se você tem alguma doença crônica e faz uso contínuo de medicamentos, consulte seu médico.