Colônia de férias de Içara leva alunos à plantação de pitaya

Objetivo é estimular o consumo do fruto que integra o cardápio da merenda escolar

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 17/01/2023
imagemAlunos conheceram as técnicas de plantio e colheita do fruto

Alunos do ensino fundamental da rede municipal de Içara que participam da Colônia de Férias conheceram nesta terça-feira, dia 17, uma plantação de pitaya da cidade. O objetivo foi, além de oportunizar conhecimento e lazer, estimular ainda mais o consumo da fruta que integra o cardápio da merenda escolar do município. A Colônia de Férias integra o projeto Içara Ensina Mais da rede municipal de ensino de Içara.

“É muito importante eles conheceram o início da plantação até o consumo final quando ela chega na escola. Acredito que a partir de hoje a aceitação será ainda maior nas escolas”, comentou a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Joyciane Vidal. “Essas ações são pedagógicas, mas também permitem a interação e o lazer das crianças com a agricultura, por exemplo. Educação é toda hora e essa também é uma importante forma de aprendizado”, acrescentou o prefeito em exercício Jandir Sorato.

“Eu acho a pitaya uma fruta muito gostosa. Vou comer sempre na escola, agora”, avaliou o aluno Johnny Jung Godoi. A aluna Emanoely Santos já tem o hábito de consumir a fruta na merenda e comemorou ter conhecido pela primeira vez uma plantação do fruto: “Achei bem legal porque gosto muito de pitaya e é a primeira vez que estou vendo uma plantação. Sempre como na merenda da escola”. Na próxima quinta-feira, os alunos irão conhecer uma vinícola.