Agricultura

Secretário:

agricultura@icara.sc.gov.br

agricultura.icara@gmail.com
Fone(48) 3431-3574

Rua 15 de novembro, esquina com a Marcos Rovaris, nº 608.

A Secretaria de Agricultural tem por objetivo formular, programar, operar e monitorar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do meio rural, buscando melhoria na produtividade agropecuária e na qualidade de vida das famílias agricultoras.

 

Programas e atividades desenvolvidos:

 

Programa Horas-máquina

Através deste programa, o agricultor recebe como subsídio 50% do valor da hora de trator, retroescavadeira e escavadeira hidráulica, conforme a sua necessidade. O programa auxilia no preparo do solo das propriedades, na abertura e limpeza de açudes e canais de drenagem.

 

Programa Silagem

O programa visa, através da disponibilização de ensiladeiras para produção de silagem nas propriedades, o incentivo à bovinocultura.

 

Aluguel de implementos

Visando auxiliar os agricultores no preparo e correção do solo e na sistematização da produção agropecuária, a Secretaria conta com distribuidoras de calcário e esterco, subsoladores e trado para aluguel diário.

 

Programa Meu caminho melhor

O programa tem como objetivo realizar melhorias nas estradas do interior das propriedades, sendo que o agricultor paga apenas a carga de areão e o frete é custeado pela Secretaria.

 

Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)

Atendimento agronômico e veterinário, orientação, visitas técnicas e capacitação dos agricultores, com enfoque na melhoria da produtividade e diversificação das atividades agropecuárias.

 

Emissão de blocos de nota fiscal de produtor rural e CCIR

A nota fiscal de produtor rural é um documento fiscal, de emissão obrigatória pelo produtor rural, na circulação de bens e materiais relacionados com suas atividades e de mercadorias e/ou produtos produzidos na propriedade. O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é o documento emitido pelo Incra que constitui prova do cadastro do imóvel rural e é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial.