/ Notícias / Notícia na íntegra

Sábado de orientações sobre a “Dengue” na Praça da Matriz São Donato

A equipe da vigilância epidemiológica estará na praça, das 8h às 12h, distribuindo material educativo e de conscientização sobre a dengue.

Publicado em Saúde • 18/11/2022
imagem
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para o nosso grupo

A secretaria de saúde de Içara, por meio da Vigilância Epidemiológica, promove neste sábado (19), das 9h às 12h, na praça da Matriz São Donato, uma manhã de orientação e conscientização sobre a dengue. São atividades alusivas ao Dia D de combate à dengue voltadas à intensificação dos cuidados.

Os números em Içara apontam, no momento, mais de 70 focos do mosquito Aedes aegypti. Quanto ao número de casos da doença, foram quatro registrados no início deste ano, segundo a Enfermeira Graziela Macarini Zuchinalli, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

“O trabalho preventivo - com a atuação dos agentes, campanhas de prevenção na mídia e bairros - tem sido fundamental para evitarmos que durante o verão os focos voltem a se multiplicar. Além disso, a população também está mais atenta e adotando medidas que evitam a proliferação. Ainda assim, neste sábado, Dia D de combate à dengue, estaremos na praça distribuindo material educativo e de conscientização sobre o tema”, declarou Graziela.

“Teremos uma manhã de intensificação de orientações quanto aos cuidados relativos à dengue, pois estamos começando o verão e o aumento de focos pode acontecer”, explicou o secretário de Saúde, Sandro Ressler, acrescentando: “Nossos profissionais estão atentos e prestando o atendimento à população, assim como, conscientizando a todos sobre a forma adequada de evitar a proliferação do mosquito. Todos precisam fazer a sua parte”.

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A data serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação dos criadouros.

 

Transmissão
O mosquito Aedes aegypti pode transmitir três doenças: dengue, zika vírus e chikungunya. A melhor estratégia de prevenção dessas doenças continua sendo a eliminação de locais que possam acumular água.
 
A fêmea deposita até 100 ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água. Ela escolhe mais de um local para realizar cada postura, o que garante maior sucesso reprodutivo, ou seja, podem nascer insetos de vários recipientes no mesmo ambiente. Nesses locais os ovos podem durar até um ano e meio. Em contato com a água, os ovos desenvolvem-se rapidamente. O mosquito adulto surge num ciclo de, aproximadamente, sete dias.
Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti.
 


Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti


- evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
- guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- mantenha lixeiras tampadas;
- deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- mantenha ralos fechados e desentupidos;
- lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- retire a água acumulada em lajes;
- dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
- mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
- denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Vigilância Epidemiológica do município;
- Caso apresente sintomas de dengue, chikungunya ou zika vírus, procure uma unidade de saúde para o atendimento.