Merendeiras da rede de ensino de Içara passam por capacitação sobre reciclagem

Objetivo da ação é ampliar a separação correta do lixo nas escolas e CEIs do município

Publicado em Educação, Ciência e Tecnologia • 31/05/2023
imagemFundai e Educação trabalham juntas para promover a sustentabilidade nas escolar

As merendeiras e agentes de serviços gerais que atuam na rede municipal de ensino de Içara participaram nesta quarta-feira, dia 31, de uma capacitação com o objetivo de ampliar a reciclagem nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. A iniciativa foi realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), fazendo parte das ações voltadas ao Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

O encontro aconteceu no auditório da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, e um dos temas abordados foi a separação correta do lixo. A engenheira ambiental da Fundai, Juliana Thaíssa Freese, enfatizou o caminho para o descarte adequado de cada tipo de resíduo (orgânico, reciclável e não reciclável), bem como a coleta seletiva de materiais recicláveis, que acontece semanalmente, de porta em porta, com o Programa Recicla Mais Içara, e o projeto de troca de resíduos recicláveis por vale-feira, o Reciclou Levou.

O momento reforça, mais uma vez, a parceria da Fundai com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Além de palestras, o órgão municipal disponibiliza mudas de temperos para enriquecer a alimentação dos estudantes nas unidades escolares.

As capacitações das colaboradoras são organizadas pelas nutricionistas da Alimentação Escolar e fazem parte das atividades de Educação Alimentar e Nutricional da secretaria. “Falar sobre esse assunto é sempre necessário para o consumo mais consciente e o descarte adequado, incentivando as práticas ecológicas, saudáveis e sustentáveis nas unidades de ensino. O compromisso com o meio ambiente precisa estar presente durante todo o ano, e não apenas no dia 5 de junho”, comenta nutricionista Carolina Moriconi, que trabalha em conjunto com as também nutricionistas Rúbia Cunha e Gabriela Goudinho.

Na oportunidade, ainda foram trabalhados os temas: Boas práticas de preparo da alimentação escolar; e Motivação no trabalho e qualidade de vida. Juliana reforçou que as informações e a programação semanal da coleta seletiva nos bairros estão disponíveis no site da Fundai, pelo link: www.fundai.sc.gov.br