/ Notícias / Notícia na íntegra

Força-tarefa contra a dengue visita mais de 3 mil imóveis em Içara

Ação teve como objetivo orientar a população e realizar coletas de possíveis focos do mosquito transmissor da doença

Publicado em Saúde • 29/03/2023
imagemAgentes comemoraram o resultado da ação
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para o nosso grupo

Após dois dias de força-tarefa contra a dengue, a Vigilância Epidemiológica de Içara comemora o resultado positivo da ação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e o 28º GAC, os agentes visitaram mais de 3 mil imóveis com o objetivo de orientar a população sobre a situação e realizar coletas de possíveis focos do mosquito transmissor da doença. 

Os bairros visitados foram Jardim Elizabete, Centro, Primeiro de Maio, Jussara, Raichaski, Presidente Vargas e Vila Nova. Segundo Graziela Macarini Zuchinali, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, as localidades onde o risco era maior no ano passado progrediram neste ano, fruto das campanhas informativas realizadas pelo município. 

Por outro lado, na região central, onde não haviam focos, o cenário foi mais preocupante. “Nos bairros reincidentes foi bem tranquilo, encontramos menos problemas. No centro identificamos piscinas em situação de abandono, armazenamento de baldes, galões d’água sem estar cobertos e terrenos com lixo. Também recebemos denúncias de uma caixa d’água descoberta”, afirma. 

A coordenadora destaca que a orientação trabalhada há um ano surtiu o efeito desejado, e que agora a região central foi incluída como um dos alvos principais das próximas ações e campanhas. “Das coletas realizadas, duas positivaram para larvas do mosquito. Ambas do Centro”, observa.

Como objetos irregulares, vigilância identificou, principalmente, copos descartáveis, pneus e folhas de coqueiro. “Em dias chuvosos, como tem acontecido, esse acúmulo de água traz um risco gigantesco”, frisa Graziela.  

É válido relembrar que, neste ano, nenhum caso de dengue foi registrado em Içara. Denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 156, ou pelo WhatsApp 98865-9466. Já orientações de prevenção, e dúvidas a respeito de sintomas, podem ser obtidas com a Vigilância Epidemiológica Municipal, no número 3431-3577.